Brasil

Noticiário do Exército completa 64 anos de história, adaptações e informações

Crédito: CCOMSEx

Você já ouviu falar sobre “A palavra da Força”? Trata-se do Noticiário do Exército, um informativo direcionado ao público interno com a missão de repassar as atividades da instituição. Neste 18 de junho, faz 64 anos (1957) da criação do termo, conhecido hoje por NE. Conheça a história. 

Ao longo de mais de seis décadas, o periódico passou por algumas transformações no formato,  na  linguagem  e  no  suporte de publicação. Apesar das mudanças e da evolução, a razão de sua existência permanece inalterada.

O NE é publicado por meio digital desde 2010. O acesso ao site do Exército pela internet tornou acessível ao público externo. Mas a primeira publicação foi um impresso em preto em braco, com notícias, portarias, movimentações, promoções e nomes de concluintes de cursos militares. 

Antes da primeira edição oficial, foram publicados seis números experimentais, sendo o primeiro deles em 11 de outubro de 1956, até que fossem definidos o modelo de texto e o tipo de diagramação adequados.

[relatedposts]

Homem é preso durante operação contra o tráfico de drogas

Por mais de 30 anos, o NE foi produzido pelo Estado-Maior do Exército (EME) até que, em 1991, por decisão do EME, o Noticiário do Exército passou a ser produzido pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), em Brasília. A partir de então, o informativo ganhou um caráter mais jornalístico, transformando-se em um veículo de atividades institucionais. Seções como “O que vai pela Força” e “Gente Nossa” provocaram bastante interesse nos leitores, por muitos deles serem retratados nas páginas do noticiário.

Outro destaque na história do NE ocorreu em 1998: naquele ano, passou a ser impresso em cores e a contar com uma diagramação mais moderna. Os temas anteriores, como promoções de oficiais- generais, ordens do dia e textos alusivos às datas comemorativas, foram mantidos.

A variedade de temas abordados é uma tônica do NE. O informativo publica de notícias sobre o preparo e emprego da Força  a matérias sobre tecnologia, ensino militar, meio ambiente, saúde operacional, história e cultura militar, entre outras. Dessa forma, o Noticiário do Exército completa mais de seis décadas de história. Conforme publicado no editorial de sua primeira edição, nosso critério continua sendo informar, objetivamente e com segurança, tendo como fontes de informação o maior patrimônio da instituição: os militares que fazem a nossa Força.

Policial Militar da Força Tática vence a Covid-19 e é homenageado por colegas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios