Policial

PMTO recebe visita técnica do Secretário de Segurança Pública de Rondônia

Referência na modalidade de motopoliciamento, a PMTO deve subsidiar no processo implantação do GIRO em Rondônia. O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Silva Neto, disse que é uma honra servir às coirmãs através de integração de conhecimento

Gisele Burjack/Governo do Tocantins

Na manhã desta quarta-feira, 16, a Polícia Militar do Tocantins, por meio do seu Comandante-Geral, Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, recebeu a visita técnica do Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (SESDEC), Coronel PMRO José Hélio Cysneiros Pachá, acompanhado do Diretor de Ensino da Polícia Militar de Rondônia, Coronel PMRO Rone Herton Dantas de Freitas. A visita técnica visa a cooperação entre as instituições de segurança para a implantação do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) na PMRO.

A PMTO, através do Governador do Estado, Mauro Carlesse, tem investido cada vez mais em suas modalidades de policiamento e capacitação, servindo como referência para as instituições coirmãs de todo o país. A troca de experiências foi evidenciada na reunião pelos representantes das forças de segurança.

“Essa visita nos deixa extremamente honrados, pois demonstra que a Polícia Militar do Tocantins está sendo notada nacionalmente pela expertise técnica e resultados positivos”, apontou o Coronel Silva Neto, acrescentando que a iniciativa faz parte da relação de cooperação que é construída pelas PM’s. “É muito importante que tenhamos esse laço de respeito e integração pois é de interesse de todos nós que a Segurança Pública seja ágil e combativa”, ressaltou o comandante da PMTO.

[relatedposts]

O secretário, José Hélio Cysneiros, explicou que já deu início à implantação da doutrina do GIRO na Polícia Militar de Rondônia, quando enviou dois integrantes da PMRO para o Tocantins no ano de 2015. “Acho que essa é a oportunidade que o governador Coronel Marcos Rocha nos proporcionou de concretizar esse sonho para a estrutura da Segurança Pública de Rondônia, dentro da Polícia Militar. Já estamos com processo para a aquisição e motos altas cilindradas e esperamos que com nossa vinda para cá, a gente possa fechar essa cooperação para levar uma equipe de instrutores e, junto com os nossos já formados aqui, possamos formar a primeira turma e implementar [o GIRO] no nosso Batalhão de Choque”, evidenciou.

“Temos enfrentado grande dificuldade no enfrentamento dos crimes, pois a maioria desses crimes ocorre com os elementos utilizando motocicletas. Então, pela mobilidade, eles acabam conseguindo evadir das viaturas. Então surgiu essa necessidade de implementar o policiamento com motocicletas e para isso a gente já começou a, anos atrás com esses dois policiais, buscar conhecimento”, afirmou o  Diretor de Ensino da PMRO, Coronel PMRO Rone Herton Dantas.

Vice-presidente Rubens Uchôa propõe PL que isenta pagamento de concurso às lactantes que doam leite

Durante a reunião, o comandante da Companhia de GIRO e subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Major QOPM Vilson Rodrigues da Silva Junior, apresentou a estrutura organizacional e logística, reforçando a responsabilidade exigida para a atuação no grupamento. “É uma felicidade muito grande receber esse reconhecimento por parte da Polícia Militar de Rondônia em deslocar até o nosso estado para pegar a referência na modalidade de motopoliciamento tático”, apontou o Major Júnior.

O evento contou também com a participação do Chefe de Estado Maior da PMTO, Coronel QOPM Wesley Borges Costa, e da Diretora de Ensino Instrução e Pesquisa da PMTO, Coronel QOPM Wélere Gomes Barbosa Silveira.

Os visitantes receberam como homenagem da PMTO, lembranças que representam os símbolos da cultura tocantinense, tendo Capim Dourado, proveniente da região do Jalapão e o biscoito Amor-Perfeito, produzido no município de Natividade. Também foram convidados a assistir a uma demonstração prática do Grupo de Intervenções Rápidas da PMTO.

Crédito das fotos: Ascom PM

Vereador SGT Júnior Brasão comemora aprovação da data-base dos servidores do Executivo Municipal

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios