Política

Joatan de Jesus solicita extensão do Centro de Referência da Mulher Flor de Lis para a região sul

Foto: Câmara Municipal de Palmas

O vereador Joatan de Jesus (Cidadania) apresentou um requerimento na manhã desta terça-feira, 08, que solicita a extensão do Centro de Referência da Mulher Flor de Lis. A ideia do vereador é implementar o Centro de Referência no prédio do projeto social Palmas Virtual, que fica localizado no setor Aureny III. 

Conforme Joatan, a ampliação do Centro de Referência será importante para a região sul de Palmas, pois servirá como ponto de orientação, acolhimento e acompanhamento psicológico e social às mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

No Centro Flor de Lis, as mulheres podem ser atendidas por demanda espontânea ou por encaminhamento de algum parceiro da rede de proteção à mulher. Os atendimentos são realizados por assistentes sociais, psicólogos, técnicos especializados e outros profissionais. 

Dados de Violência Contra Mulher 

[relatedposts]

Conforme dados revelado pelo Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foram mais de 105 mil denúncias de violência contra as mulheres só pelas centrais Disque 100 e Ligue 180. 

Júnior Brasão requer instalação de quebra-molas, semáforos e pavimentação na região sul de Palmas

Os dados são de 2020 e apontam ainda que do total 72%, ou seja, 75,7 mil são referentes às violências doméstica e familiar contra a mulher, caracterizadas por morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, além de danos morais ou patrimoniais, conforme a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340 de 2006).

Diante desse número, desde de janeiro deste ano as ações de enfrentamento se intensificaram. A operação Resguardo, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), foi deflagrada no Dia Internacional da Mulher em todos os estados da Federação e no Distrito Federal e busca contribuir no combate à violência de gênero e resguardar a vida das vítimas. 

No Tocantins, a Operação foi realizada em 42 municípios e resultou na prisão de 53 agressores, 33 autos de prisão em flagrante e 20 mandados de prisão. Além disso, foram expedidos 18 mandados judiciais, sendo 10 de busca e apreensão e oito de prisão, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO). 

 

Disque 100 e Ligue 180

O Disque 100 e o Ligue 180 são serviços gratuitos para denúncia de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, respectivamente. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelos serviços, que funcionam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a Ouvidoria recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Projeto de Lei de Eudes Assis que institui políticas públicas para escolas de Palmas é aprovado

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios