Política

Após polêmica no plano de vacinação, prefeitura lança sistema de agendamento

Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

A prefeitura de Palmas lança nesta sexta-feira, 21, o Sistema de agendamento para vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos que integram os grupos prioritários especificados no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Na última sexta-feira, 14, houve polêmica na exceções abertas para pessoas com mais de 18 anos e que possuem comorbidade. “O que aconteceu agora no fim do dia é que foram abertas, porque o primeiro lote do imunizante da Pfizer retirado no almoxarifado do Estado pela Semus para o cronograma desta semana, fica acondicionado entre 2⁰ e 8⁰C no Município e, nesta temperatura, tem validade de cinco dias.”, disse a prefeitura.

Nesta semana, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) solicitou que a Secretaria de Saúde de Palmas envie a lista de todas as pessoas que foram vacinadas para verificar possíveis situações de desfavorecimento. E nesta semana a prefeitura refoçou que, para as pessoas que fizerem o cadastro, só serão vacinadas as que atenderem às orientações e critérios definidos.

O cadastro está disponível no link do site Vacina Já.

Sobre o sistema

[relatedposts]

O Sistema estará em fase de homologação e possíveis ajustes na primeira semana. O serviço será disponibilizado apenas em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs):

  • Arno 44 (409 Norte);
  • Arso 111 (1.103 Sul);
  • Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul);
  • José Hermes, no Setor Sul,

Pegando carona: adolescentes são flagrados no para-choque de um caminhão no Tocantins

Atendendo todas as regiões da cidade. Após esta etapa, o Sistema será ampliado para todos os demais pontos de vacinação para Covid da Rede. A Semus destaca que o cronograma da semana segue normalmente nos locais previamente divulgados e que os demais pontos de vacinação podem ser acessados pela demanda espontânea, como já vem sendo realizada. Nesse sábado, 22, já teremos usuários agendados em três das quatro unidades, exceto na USF da Arno 44 (409 Norte).

O coordenador do Núcleo de Tecnologia em Saúde (NUT), Álvaro Prestes, conta que o Sistema já vinha sendo desenvolvido por uma equipe de especialistas desde o mês passado, e que agora será disponibilizado como forma de integrar as informações da população da Capital, com dados integrados às suas Unidades de Saúde de referência.

Saiba como agendar

O agendamento é rápido, fácil e pode ser feito pelo celular mesmo, lembrando que a agenda é aberta semanalmente de acordo com a disponibilidade de doses do Município, e o usuário pode definir qual ele precisa receber, primeira ou segunda, de acordo sua necessidade. Para realizar o cadastro, a pessoa deve acessar o link, e informar o nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e telefone para contato.

É fundamental preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a imunização aconteça de forma correta e no tempo previsto. Importante destacar que o usuário deve comparecer munido de toda a documentação pessoal especialmente documentação comprobatória de seu grupo.

Para comorbidades ou deficiências permanentes, original e cópia; exame de gravidez ou Cartão de Gestante para as grávidas e Declarações de Nascido Vivo ou Natimorto para as puérperas até 45 dias após o parto, ambas com alguma patologia comprovada.

Traficante é preso com cocaína e maconha em Palmas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios