Política

Vereadores parabenizam Palmas pelos 32 anos; confira a história da capital

Foto: Rubens Uchôa/ Divulgação

Nesta quinta-feira, 20, vereadores publicaram em suas redes sociais homenagens à Palmas, a cidade mais jovem do Brasil, que completa 32 anos. Relembre a história desde a fundação da cidade.  

Antes da fundação da capital, em 1988 houve o desmembramento do norte de Goiás e a formação do Tocantins. Antes da criação de Palmas, como previsto na Constituição Federal, o governo do Tocantins deveria se instalar em uma capital provisória até a escolha definitiva. 

Procon Tocantins notifica BRK por falta de água em Formoso do Araguaia

Miracema do Tocantins foi a capital provisória, enquanto isso os estudos para determinar o local da capital estavam sendo realizados. Uma área geopolítica mais favorável à construção de Palmas foi identificada entre a margem direita do Rio Tocantins e a Serra do Lajeado, próximo ao antigo povoado de Canela, no município de Taquaruçu do Porto. 

[relatedposts]

A pedra fundamental de construção da cidade foi lançada em 20 de maio de 1989. Em  1º de janeiro de 1990 houve a transferência da capital de Miracema para Palmas. 

Citando o hino de Palmas, o vereador Rubens Uchôa (Cidadania) escreve “Vejo o futuro no horizonte, o teu povo vem à fonte no coração de quem quer vencer. Tua grandeza depende dessa gente, que unida te fará maior.Te amo palmas! Parabéns pelos seus 32 anos!”. 

Em vídeo publicado no Instagram, o vereador Júnior Brasão (PSB) dedica sua homenagem ressaltando sua escolha em viver em Palmas e construir a família e carreira.Cidade que escolhi para fixar, construir minha família e trabalhar! Cidade construída com as mãos de vários povos! Parabéns!”, diz Júnior Brasão. 

Proinfra investirá R$ 50 milhões em obras de recuperação e ampliação de infraestrutura viária

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios