Política

Extrato da Semana: Confira as principais notícias envolvendo a política do Tocantins

 

Vice-presidente da câmara, vereador Rubens Uchôa. Foto: Divulgação

Neste sábado, 15 de março, você leitor do Pauta Notícia pode acompanhar os principais acontecimentos da política no Tocantins, de forma bem enxugada, que marcaram a semana.

A começar pela polêmica na Câmara de Palmas entre o vereador José de Lago Folha Filho (Patriota) e os representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO) no Tocantins. 

Após o vice-presidente da câmara, vereador Rubens Uchôa, apresentar requerimento que solicitava a flexibilização de bares e restaurantes em Palmas, o vereador Folha respondeu que fazer comparação de quem vai ao supermercado comprar alimentos, para quem vai em bares tomar usar drogas, “eu não vou contribuir com isso”, declarou. 

[relatedposts]

Em resposta, a Abrasel compareceu à Casa pedindo retratação do vereador. “Hoje nós viemos pedir uma retratação do vereador que ofendeu o nosso setor. Nós estamos aqui buscando nosso direito de trabalho”, diz a presidente da Abrasel.

Nesta sexta-feira, 14, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), editou novas medidas que amplia o funcionamento do comércio das 11h às 22h a partir de 21 de maio. 

 

Transporte Público 

Vereadores se manifestam contrários à empresa Expresso Miracema que enviou para a Justiça uma solicitação para aumentar o preço da tarifa do transporte público em Palmas. 

Em entrevista ao Pauta Notícia, Joatan de Jesus (CIDADANIA) argumentou que é contra o aumento da tarifa, de tinha previsto um aumento de  R$ 3,85 para R$ 6,90. Joatan relata que a classe trabalhadora não tem condições financeiras para arcar com o possível aumento, e afirmou que vai fiscalizar qualquer abuso. 

Na mesma linha, a presidente da Câmara Municipal de Palmas se revolta e diz que será a primeira a impugnar o edital para que outras empresas venham concorrer em 2022, quando a licitação da empresa encerrar. 

Israel x Hamas: a escalada de tensão se intensifica e mostra que está longe de acabar

Além do mais, a repercussão chegou nas redes sociais e chamou a atenção do humorista Paulo Vieira, que se manifestou contra o aumento na tarifa de ônibus. Em resposta ao comediante, a prefeita de Palmas prometeu revisar o contrato. “Foram 30 anos de abusos”, diz prefeita.

Na manhã de quinta-feira, 13, o Procon Tocantins notificou o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Seturb) e pediu apresentação das informações sobre o aumento.

BRK Ambiental 

O vereador Felipe Martins (PSDB) chamou a concessionária de água BRK Ambiental de lixo e pediu ao Executivo um Projeto de Lei para proibir a empresa de cobrar tarifa básica de consumo em Palmas. 

Além de Felipe Martins, parlamentares como o Vereador Mauro Lacerda (PSB), Joatan de Jesus (CIDADANIA) e Vereadora Professora Janad Valcari (PODEMOS) se posicionaram contra o aumento de 80% na tarifa básica de consumo

Eli Borges 

Em Brasília, o Deputado Federal Eli Borges (Solidariedade) conseguiu aprovação projeto de lei que altera o regimento da Casa

O projeto, aprovado com 377 votos a 110, prevê mudanças na qualidade dos debates e também impede a banalização da obstrução. Além disso, também traz um legítimo direito das minorias e agilidade dos processos legislativos.

Segundo Eli, com o projeto, “a qualidade ganha, a democracia ganha, todos os segmentos ganham e nós vamos, pelo menos, dobrar na produção deste poder Legislativo. Então todos estarão ganhando, até porque não é uma regra para a direita ou para a esquerda, é uma regra para todos”. 

Marcha da Família 

Ainda em Brasília, o deputado federal Carlos Gaguim (DEM/TO) participou da Marcha da Família em apoio ao Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e produtores rurais na manhã deste sábado, 15. 

O intuito da caravana era pedir a adoção do voto impresso nas próximas eleições e protestar contra as restrições impostas pelos governos estaduais. “Estamos aqui em Brasília, hasteando a bandeira do progresso, a bandeira da família, do presidente Bolsonaro e dos agricultores deste país”, diz Gaguim em um vídeo publicado em sua rede social.

Carlos Gaguim participa da Marcha da Família em apoio ao Presidente e produtores rurais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios