Política

Vereador Eudes Assis protocola projeto que fortalece a cultura nordestina em Palmas

Vereador Eudes Assis (PSDB) com senador Eduardo Gomes (MDB) em Brasília. Foto: Divulgação

O vereador Eudes Assis (PSDB) compareceu na terça-feira, 11, ao gabinete do senador Eduardo Gomes (MDB), em Brasília,  para a apresentação do projeto chamado Feira Nordestina.

O projeto, protocolado a pedido do presidente da Associação dos Nordestinos no Tocantins, Walter Nordestino, busca fortalecer a identidade e referências da cultura Nordestina em Palmas e promover geração de emprego e renda por meio do evento. 

Sobre a Feira Nordestina 

A região nordeste possui características fortes pelas paisagens naturais, música, sotaques, culinária, superstições, festas e artesanato. Visto que o Tocantins possui uma variedade de manifestações culturais, principalmente nordestina, o presidente da Associação dos Nordestinos no Tocantins (ASNOTO), Walter Nordestino, idealizou o seguinte formato para o evento.

[relatedposts]

Câmara aprova com 377 votos Projeto do deputado Eli Borges que altera o regimento interno da Casa

  • Artesanatos

Serão 10 estandes de artesanatos. Todos os artesãos deverão passar por um processo seletivo e em seguida por um treinamento para aperfeiçoar as habilidades de artesanato e empreendedorismo. 

  • Gastronomia

Na gastronomia, também serão reservados 10 estandes de comidas típicas. Todos os participantes deverão passar por seleção e oficinas de gastronomia para melhoramento dos pratos ofertados. Além disso, haverá cursos da vigilância Sanitária, adaptação ao novo cenário da pandemia da covid-19 e empreendedorismo. 

  • Apresentações artísticas e culturais

Durante todo o evento serão realizadas apresentações de músicas, repentes, contos e outras manifestações culturais. Todos os artistas e bandas passarão por um rodízio de exibição.

Conforme Walter Nordestino, com esse formato, o evento deverá trazer riqueza cultural e tradicional. Além disso, deverá proporcionar aos participantes uma fonte de renda contínua e programação na produção dos produtos. 

Walter ressalta ainda que o evento também poderá evoluir para um formato itinerante, que poderá ser feito em outros municípios, movimentando a economia local. 

Arraiá da Capital 2020. Foto: Keven Lopes

Influência do Nordeste no Tocantins 

O Tocantins é o Estado mais novo do país e possui diversas manifestações culturais e tradições que foram enriquecidas pela chegada de imigrantes das regiões Norte, Sul, Centro-Oeste, Sudeste e também da região Nordeste. 

A presença do nordeste no Tocantins está na dança folclórica, culinária típica e outras particularidades.  A influência é presente até hoje em algumas regiões do Tocantins, tornando-se, também, parte da cultura do estado. 

Araguaína: Jovem é preso por tráfico de drogas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios