BrasilDestaque

Credibilidade x Manipulação: Globo retira Revista Época de circulação

Capa da Época na reportagem da trajetória do candidato do PDT à Presidência da República

Em 23 anos, a revista ÉPOCA marcou a história do jornalismo impresso. Participou de inúmeros acontecimentos mundiais e deixou seu destaque nas bancas brasileiras. 

Mas o que era um grande marco, deixará o espaço para se tornar digital, isso porque nesta quinta-feira, 6, um comunicado foi feito pelo jornal onde afirma que a revista Época deixará de circular semanalmente de forma impressa a partir do dia 28 de maio. 

Não era inevitável que o  declínio da imprensa escrita estava à espreita, mas com o início da crise ocasionada pelo novo coronavírus, um empurrãozinho para que a audiência das informações digitais disparasse foi dado, gerando uma queda expressiva nas vendas dos exemplares em papel. 

Essa queda vai abrir espaço para a versão digital do site do jornal, passando a fazer parte do conteúdo disponível aos assinantes. Na edição impressa de O Globo a edição da revista Época terá páginas durante a semana marcando presença de de forma progressista em relação ao jornalismo do poder. 

[relatedposts]

27,1 mil doses de vacinas AstraZeneca chegam ao Tocantins

Credibilidade x Manipulação 

Dentre as várias mudanças do jornalismo, o que está em alta é a perda da credibilidade, mas também pode ser explorado a manipulação. Ambas as palavras são fortes e podem estar ligadas a queda de determinado meio.

A credibilidade, é o que o leitor procura, mas se esquivar da manipulação de muitas matérias é uma tarefa difícil, ainda mais em meio a um grande volume de informação. 

O tradicional impresso tem o seu lugar, pela história e tempo no mercado, mas em alguns casos, no que diz respeito a manipulação, o processo de construção e veiculação da informação é influenciada pela estrutura econômica e/ou política, utilizando as manipulações em função dos “altos interesses em jogo”, e a relação entre jornalismo e poder.

A antiga credibilidade, agora, voltada para a temática da manipulação longe do controle da informação fica mais complexa, e passa a ganhar a queda entre os paradoxos de se produzir informação dentro da ascensão da globalização. 

O certo é que a credibilidade não pode andar lado a lado com a manipulação!

Eudes Assis rebate discurso preconceituoso contra os evangélicos e policiais do deputado Zé Roberto

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios