FeaturedRegional

Vacina CoronaVac: Semus aplica 383 doses nesta terça-feira, 16

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla |

Enfermeira há mais de 20 anos, Maria de Lurdes de Miranda Borges, 57 anos, trabalha atualmente no Hospital Geral de Palmas (HGP) e nesta terça-feira, 16, ela foi uma das 383 pessoas a receber uma dose da vacina contra a Covid-19, durante ação realizada pela Prefeitura, no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) aplicou, somente nesta ação, 8 primeiras doses, 73 segundas doses em idosos e 302 em profissionais da saúde (D1 e D2).

Apesar da sensação de maior tranquilidade em relação a sua saúde, ela ainda se preocupa com a vacinação e os cuidados gerais com as demais pessoas. “Minha perspectiva é que vou ficar mais tranquila, mas ficará melhor ainda quando grande parte da população já estiver imunizada. Mesmo eu tomando a segunda dose, meus cuidados serão constantes para evitar a disseminação do vírus, porque a probabilidade de eu ter um quadro leve é grande, mas tenho que ter a consciência que posso transmitir a doença para outras pessoas que poderão desenvolver sintomas graves”, enfatiza.

A ação teve foco, prioritariamente, em aplicar a segunda dose (D2) do imunizante CoronaVac naqueles que já receberam a primeira dose (D1) e se enquadram no intervalo necessário de aplicação da D2, ou seja, de 21 a 28 dias após aplicação da primeira dose.

[relatedposts]

Susto e alívio

A enfermeira Alana Lima Moreira Rodrigues, 29 anos, relata que teve um susto há um mês. Segundo ela, foi infectada pelo novo coronavírus e por consequência, acometida por uma pneumonia. “Tomando essa vacina hoje, estou mais aliviada, lógico que não podemos deixar de ter os cuidados, mas fico tranquila em saber que fui imunizada contra essa doença que já matou tanta gente no mundo”, destaca.
A aposentada Maria Helena Silveira, 84 anos, diz que o sentimento após a segunda dose da vacina é de alívio. “Sei que nem todos tiveram essa oportunidade, mas me sinto feliz e privilegiada em receber essa vacina que todos tanto querem”, ressalta.

Vacinação

A Secretaria da Saúde já aplicou 16.678 doses da vacina. Deste total, 2.317 idosos acima de 80 anos receberam a primeira dose e 1.791 do mesmo público tomaram a segunda dose. Já os profissionais da Saúde receberam entre D1 e D2, o total de 12.413 doses.

Os idosos institucionalizados (a partir de 60 anos) recebem a equipe da Semus nas instituições, e deste público foram aplicadas 157 doses entre D1 e D2. Esses dados foram compilados na noite desta terça-feira, portanto, as doses aplicadas nesta terça-feira, ainda não entraram nesta contagem do Boletim Epidemiológico desta terça, 16.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Enviar Mensagem
Envie seu conteúdo agora!
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Pauta Notícias.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios