BrasilFeatured

Líder do governo Eduardo Gomes diz não ver ambiente para mexer no Fundeb no Senado; confira

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, disse nesta quarta-feira, 22, ao blog  Andréia Sadi  do G1, que não acredita em mudanças no Senado no texto do projeto do Fundeb – aprovado na Câmara ontem – e que agora será analisado pelos senadores.

Na avaliação de Gomes, “mexer” no texto só criará “tumulto para voltar à Câmara”. “O Fundeb virou ecumênico”. Se houver mudanças no texto, a Proposta de Emenda à Constituição volta à Câmara. Gomes espera que o texto passe no Senado na semana que vem. “Vamos definir o relator. Tem alguns nomes já, como o do senador Flavio Arns, mas vamos decidir”, afirmou Gomes ao blog.

Nos bastidores, a aprovação do Fundeb na Câmara é atribuída a um acordo entre Rodrigo Maia – presidente da Câmara -, a relatora do texto, deputada professora Dorinha, e uma articulação costurada pelo ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo.

No final de semana, Paulo Guedes, ministro da Economia, apresentou uma contraproposta- sugerindo que parte do Fundeb fosse transferido para um programa de assistência ainda a ser criado – o Renda Brasil.

Nas negociações para aprovar o Fundeb, integrantes do governo afirmaram ao blog que buscaram apoio para a criação do Renda Brasil – em um outro projeto, como sugeriu Maia.

Para governistas, não há oposição ao Renda Brasil – mas o ideal é discuti-lo após a pandemia do coronavírus. Segundo um integrantes do governo, o programa terá “viés de apoio emergencial com abertura de oportunidade de emprego para a saída eventual do programa”.

Com informações g1.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios