FeaturedRegional

Grupo de música emociona pacientes do HGP

Luciana Barros/ Governo do Tocantins

Pacientes, acompanhantes e servidores no Hospital Geral de Palmas (HGP) assistiram a uma bela apresentação do grupo “Músicos da Alegria”, ao som de instrumentos como saxofone, violino, violão e flauta, entregando aos pacientes um momento de apreciação com repertório variado, incluindo música vocal e instrumental. Composto por 15 pessoas, os músicos realizaram a última apresentação da 1ª Edição na Unidade, neste sábado, 08.

O grupo musical conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Palmas, liderado pelo Maestro Bruno Barreto. Entre os meses de dezembro e janeiro, foram realizadas diversas apresentações semanalmente (de quinta a sábado).

“A medida que realizamos as apresentações, nos identificamos com a vivência dos pacientes, acompanhantes e servidores, assim, incrementamos o repertório com canções solicitadas”, explica o maestro. “É uma característica do projeto compartilhar experiências com o público hospitalar e buscar amenizar o momento delicado de saúde daquelas pessoas”.

O projeto Musicoterapia do HGP, criado pelo setor de Humanização com suporte de grupos como este, utiliza da música para melhorar sintomas físicos e trazer qualidade de vida para os seus pacientes. A responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, ressalta a importância destes voluntários que contribuem com o projeto no HGP. “Nosso agradecimento a cada músico voluntário que faz parte desta iniciativa que leva alegria e esperança em formato de melodias a pacientes internados, acompanhantes e servidores da nossa unidade”, afirmou.

O paciente da nefrologia, João Arão Silva Santos, de 67 anos, está internado no HGP realizando hemodiálise e conta que “já é a segunda que assisto aqui no hospital. São sempre muito bom para o ambiente hospitalar, eles realmente trazem muita alegria por meio da música”, comentou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios